quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Clima de Copa? Neymar lidera virada do Brasil sobre violento Portugal por 3X1

Clima de Copa? Neymar lidera virada do Brasil sobre violento Portugal por 3X1 Não foi pela Copa do Mundo. Que pena. A vitória da seleção brasileira por 3 a 1 sobre Portugal, nesta terça-feira, em Foxboro, nos Estados Unidos, teve todos os ingredientes de um Mundial. Estádio lotado, craques do passado (Pelé e Eusébio receberam os jogadores), rivalidade à flor da pele, golaços e um gênio inspirado.
Principal jogador da Seleção, Neymar jogou tão bem que nem deu para sentir tanto a ausência do português Cristiano Ronaldo, poupado. O atacante do Barcelona jogou como gente grande, como craque de Copa do Mundo. Encarou provações, pancadas e respondeu com um golaço – Thiago Silva e Jô fizeram os outros.
Antes de a bola rolar, o status de amistoso era até aceitável. Depois, não. Os jogadores portugueses foram muito duros. Exagerados às vezes. Teve cotovelada em Neymar, pisão em Bernard... Mas tudo isso é importante na construção de uma equipe que vai jogar (e sediar) uma Copa do Mundo no ano que vem.
O debate no avião fretado para Europa deve render. Portugueses e brasileiros que atuam em clubes europeus retornam ao Velho Continente na mesma aeronave. Assim como o técnico Luiz Felipe Scolari, que tem compromissos por lá. Na bagagem, porém, aqueles que vestiram a amarelinha levam mais alegria.
A seleção brasileira volta a se reunir no próximo mês de outubro. No dia 12, em Seul, vai encarar o time local, a Coreia do Sul. Depois, no dia 15, em Pequim, na China, o adversário será a Zâmbia. Depois disso, em novembro, o Brasil fará mais dois jogos. A CBF, no entanto, ainda não confirmou os rivais e os locais.
Pele Eusebio Jose Maria Marin Brasil x Portugal (Foto: Reuters)Pelé e Eusébio, maiores ídolos de Brasil e Portugal, se encontram antes da partida no campo (Foto: Reuters)
Amistoso? Só no nome
Por conta da viagem de ônibus de Boston para Foxboro, três jogadores da seleção brasileira vomitaram antes da partida: David Luiz, Neymar e Thiago Silva. Nada, porém, que interferisse dentro de campo. Pelo contrário. Os três foram decisivos na etapa inicial do amistoso entre brasileiros e portugueses.
Amistoso nem tanto. Desde o começo da partida, a equipe do técnico Paulo Bento tomou postura rígida nos lances. Principalmente o luso-brasileiro Pepe, que provocou muito o craque Neymar. Até parecia uma prévia dos futuros clássicos entre os espanhóis Barcelona e Real Madrid.
Thiago Silva e Maicon comemoração Brasil contra Portugal (Foto: Mowa press) 
Thiago Silva faz questão de abraçar Maicon após
gol de empate do Brasil (Foto: Mowa press)
Sem entrar na provocação adversária, o Brasil bobeou na defesa e permitiu aos portugueses abrirem o placar. Aos 17 minutos, Paulinho errou passe e, na sequência, Maicon falhou em recuo de cabeça para Julio César. Esperto, Raul Meireles tocou para o fundo do gol: 1 a 0.
Nem com a vantagem Portugal abandonou o jogo pesado. Bruno Alves, aliás, estava inspirado. Pisou em Bernard e depois acertou o cotovelo no rosto de Neymar. Coube, então, ao capitão Thiago Silva colocar ordem na partida. Aos 23 minutos, após escanteio cobrado por Neymar, ele fez um golaço de cabeça.
O empate recolocou a seleção brasileira no jogo. Ou melhor: a partir daí o Brasil foi superior. Tanto que chegou ao gol da virada aos 34 minutos. Neymar avançou sozinho do meio-de-campo à grande área, deixando vários marcadores para trás e tocando na saída do goleiro Rui Patrício. Um golaço.
A Seleção só não ampliou o placar porque faltou um pouco de capricho na definição das jogadas. Bernard, Paulinho e Neymar tiveram ótimas chances, mas desperdiçaram. Perigoso, Portugal também assustou. Primeiro Nani, de cabeça, e depois em chute do autor do gol, Raul Meireles.
Jô artilheiro
A seleção brasileira não deu tempo de Portugal tentar alguma reação no segundo tempo. Logo aos quatro minutos, Neymar, em noite inspirada, deu ótimo passe para Maxwell na esquerda. O lateral cruzou para Jô completar. É quinto gol do atacante do Atlético-MG nessa nova era Felipão.
Neymar e Pepe Brasil e Portugal (Foto: Mowa press)Neymar se estranha com Pepe: rivalidade Barcelona x Real Madrid nas seleções (Foto: Mowa press)
Sem conseguir chegar ao ataque, Portugal tentava se fechar na defesa para evitar mais gols da seleção brasileira. Com Neymar e Bernard abertos pelas pontas, o time do técnico Luiz Felipe Scolari avançava com velocidade para pressionar ainda mais o adversário. Na defesa, David Luiz e Thiago Silva faziam ótima partida.
Aos 15 minutos, Felipão fez uma alteração já prevista: colocou Oscar na vaga de Ramires. O meia do Chelsea ficou fora da partida contra a Austrália e começou no banco de reservas diante de Portugal por conta de uma entorse no tornozelo direito, sofrida ainda nos treinamentos em Brasília, na semana passada.
Com o placar praticamente definido, o jogo passou a ficar morno. O Brasil pressionava menos e o Portugal desistia de uma reação. Os técnicos, então, começaram a trocar peças e testar outros jogadores. Já nos minutos finais, por exemplo, Neymar saiu para a entrada de Lucas, ambos aplaudidos. Felipão quer definir os selecionados para a Copa, enquanto Paulo Bento tem ainda de conseguir a vaga.
O excelente amistoso desta terça-feira mostrou ao técnico da seleção brasileira que o grupo para o Mundial está bem encaminhado. E alertou o treinador português de que é preciso abrir o olho para não ficar fora do evento no Brasil.

Estádio Gillete Stadium, em Boston, palco da vitória do Brasil sobre Portugal: 3 a 1

Pelé entrou no gramado antes do jogo e foi homenageado em Boston

Pelé ao lado do presidente da CBF, José Maria Marin, e do ex-craque português Euzébio

Foi a primeira vez que Felipão enfrentou a seleção que treinou entre 2003 e 2008

Neymar se livra da marcação. Craque do Barcelona sofreu faltas duras no amistoso

Neymar se livra de quatro adversários para marcar um golaço, o segundo do Brasil na partida

Neymar comemora mais um gol pela Seleção. Craque segue a rotina de artilheiro na Seleção

Vierinha e Paulinho disputam bola. Volante do Tottenham fez uma boa partida em Boston

Raul Meireles comemora o gol de Portugal, após falha gritante de Maicon

SSeleção venceu seu segundo amistoso em setembro. No sábado, goleada por 6 a 0 sobre a Austráliaa

Julio César teve atuação segura. Goleiro foi confirmado por Felipão na Copa






Nenhum comentário:

Postar um comentário