segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Alhandra Realiza Desfile cívico na data da independência

Desfile cívico de Alhandra festeja independência fomentando a formação de uma nova consciência para as atuais e futuras gerações



A partir do tema “Educação Ambiental: Um compromisso com a vida”, os estudantes das escolas municipais de Alhandra deram uma lição de civismo na tarde desta sexta-feira (06), ao desfilarem em comemoração ao dia 7 de Setembro. Isto porque, além de  lembrarem a Independência do Brasil, eles mostraram durante os desfiles uma preocupação importante com a natureza, com a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
 Através de mensagens em faixas e cartazes, artefatos fabricados com diversos materiais, com a reprodução de frutas, legumes e verduras em cartazes e maquetes, da apresentação de materiais recicláveis e da transformação deles em várias peças, da exposição de plantas e com fantasiais de animais, os alunos das 18 escolas da rede de ensino e das duas creches do município, reproduziram na avenida Nossa Senhora da Assunção,  o que aprenderam em sala de aula. Cada escola trabalhou um sub-tema, a exemplo de  agricultura familiar, fauna e flora, artesão que transforma matéria-prima em obra, biodiversidade, saúde, higiene e nutrição, resíduos sólidos, reciclagem, etc. Durante o desfile, de diversas maneiras, os alunos mostraram que a defesa e proteção do meio ambiente é um ato que deve fazer parte do cotidiano de todos os cidadãos.
 Integrantes das secretarias de Ação Social e Saúde também desfilaram na avenida e mostraram, através de cartazes, faixas e outros adereços, a evolução destes setores, em suas respectivas áreas de atuação, na atual gestão do prefeito Marcelo Rodrigues. Cidadãos assistidos pelos vários programas sociais da Prefeitura também desfilaram na avenida, enriquecendo, ainda mais, o desfile cívico deste ano, o primeiro realizado pela atual gestão municipal. As equipes do SAMU, assim como de comunidades evangélicas também participaram do desfile nesta sexta-feira.
 “Além da tradicional comemoração de 7 de Setembro, nós quisemos mostrar a população de Alhandra que o desfile cívico pode ser espaço de promoção e socialização de informações que fomentem o respeito ao  meio ambiente.  O nosso grande objetivo foi demonstrar que os nossos alunos estão tendo a oportunidade de ter um aprendizado cidadão, debatendo sobre educação ambiental, para a partir de novas experiências e ensinamentos valorizar mais a natureza, o meio ambiente e o próprio local onde vivem. Na realidade, quisemos despertar uma reflexão”, afirma o secretário de Educação de Alhandra, Valfredo José, que junto com sua equipe coordenou a comemoração.
 Além das escolas e creches de Alhandra, e dos alunos do Instituto Educacional Shekinah Kids, da rede particular de ensino, participaram do desfile, como convidados, estudantes de colégios de outros municípios, a exemplo de várias escolas de João Pessoa, além de Acaú e Bayeux, que se apresentaram com banda, balizas e comissão de frente engrandecendo, cada um, com beleza e desenvoltura, o desfile cívico de 2013 em Alhandra.
 O prefeito Marcelo Rodrigues, que assistiu todo o desfile ao lado de secretários e autoridades municipais, disse que ficou emocionado com as apresentações. “Foi um desfile muito bonito, bem organizado, com muitas atrações e, principalmente, com  muitas lições de vida. Tenho  certeza de que quem assistiu o desfile vai ser tocado, de alguma forma, a mudar suas atitudes em relação ao meio ambiente e até ao patriotismo, pois estávamos comemorando a Independência do Brasil, mas ela só tem sentido quando as pessoas tem direito a uma educação, saúde e atendimento digno do poder público, a exemplo do que acontece atualmente em Alhandra”, destacou Marcelo, lembrando que a apresentação da nova banda marcial do município, que abriu e fechou o desfile, foi um dos momentos mais emocionantes. “Ver essa banda como ela está hoje e saber que a nossa gestão contribuiu para esse crescimento dá muita satisfação”, finalizou o prefeito.








































Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário